twitter

mariomcmj@gmail.com /

6 de fevereiro de 2012

ACABOU O TURNO ?

   Acabou o primeiro turno do Campeonato Catarinense 2012 ? Para o Figueirense sim. A derrota por 3 a 1 contra a Chapecoense, no Indio Condá, pela quinta rodada, deixou o alvinegro com 8 pontos em 5 jogos, 7 pontos atrás da própria Chapecoense que é lider da competição. A campanha de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota da equipe do estreito, com 53,33% dos pontos conquistados, está muito abaixo do esperado para aquele que é considerado favorito ao título deste ano. 
   São os números que comprovam a limitação do futebol apresentado até aqui. Ganhar de goleada sobre o Marcílio e Metropolitano, em casa, é quase obrigação. Empatar com o Joinville que não ganha de ninguém, mesmo sendo fora de casa, não é motivo para saltar foguetes. O Figueirense está se comportando como uma equipe normal, limitada, ineficiente e que não enche os olhos de ninguém. O único destaque deste inicio de campeonato fica pelo empate conquistado contra a guerreira equipe do Atlético de Ibirama.
   Percebe-se que os jogadores tem qualidade e são diferenciados em relação aos adversários. Mas e o esquema? E o entrosamento? E as jogadas ensaiadas? E aquele toque de bola de 2011? Muita coisa se perdeu. O festival de chuveirinhos durante a partida desta rodada  revela toda falta de criatividade.  Estou batendo na mesma tecla desde a primeira rodada: Túlio e Ygor estão sobrecarregados porque os laterais não estão dando conta do recado (Helder deu uma melhorada, mas o Pablo ainda não conseguiu mostrar nada) e Doriva e Luiz Fernando não marcam ninguém e não criam nada. E não venham me dizer que Luiz Fernando é bom jogador porque um cara, que tem a obrigação da criação, que toca na bola 5 vezes em 90 minutos de jogo merece o titulo de bom jogador. Tem habilidade, bate bem na bola, mas adora brincar de esconde-esconde durante o jogo. É omisso, não chama a responsabilidade da meia e não veste bem a 10. Tomara que melhore e que eu queime a minha língua. Essa vaga é do Fernandes, sem discussão. A vaga do Doriva "apagado" é do Roni, sem sombra de dúvidas, porque entrou e melhorou a partida. E o que acontece com o Júlio Cesar? Sem maiores comentários sobre o imperador, mas está merecendo um banquinho. E nesse caso entendo o Branco, por que vai colocar quem? O Heber é fraco e Niel é a decepção das contratações. Então fica o Júlio. Não quero nem pensar que exista influência na escalação da equipe porque o Figueirense tem que ser bem maior do que os interesses de uma minoria.
   Apontar os defeitos da equipe nunca é uma coisa boa, mas é melhor agora. Lembram de 2008 quando aquele título estadual mascarou uma equipe fraca e que seria rebaixada em seguida da série A do brasileiro? Agora, como representante do estado na série A, somos o 5° colocado na competição estadual. Na nossa frente está a Chapecoense (15) da série C, o Avaí (12) da série B, o Atlético (10) e o Metropolitano (9). Será que isso não serve de aviso?
   Se 3 dos favoritos (Figueirense, Criciúma e Joinville) já ficaram pelo caminho, o título do turno será decidido pela determinada Chapecoense, pelo eficiente Avaí e pelo aguerrido Atlético IB. Nenhum deles mostrou um futebol brilhante, mas muito determinado. Resta ao alvinegro somar o maior número de pontos possíveis para se colocar entre os melhores por índice técnico neste turno, ou buscar o título do returno para ter vaga nas finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário